VII Ciclo de Estudos em Políticas

08/12/2015
VII Ciclo de Estudos em Políticas (Fonte: LTE/CE)

As atividades do VII Ciclo de Estudos em Políticas tiveram início na noite de ontem (7) com a palestra ''Políticas Educacionais na atual conjuntura'' proferida pelo Professor Doutor Ronaldo Marcos de Araújo Lima, da Universidade Federal do Pará. O evento tem como principal objetivo publicizar o que vem sendo pesquisado pelos integrantes da linha de pesquisa Educação, Política e Práxis Educativas e Laboratório de Políticas Educacionais/CE.

A manhã de hoje (8) começou com a mesa redonda ''O planejamento e gestão da educação: o PAR como estratégia de coordenação federativa'', coordenada pelo Prof. Dr. Antônio Cabral. Os professores convidados, Alda Maria Castro (UFRN) e Walter Pinheiro Barbosa (UFRN) falaram sobre os modelos globais e municipais, uma breve retrospectiva sobre o planejamento no Brasil, o modelo de organização burocrática, os Planos Nacionais de Desenvolvimento – e o setorial de educação, além dos Planos Plurianuais (PPAs). Em seguida, foi aberto o momento para interlocução com os participantes.

Após o intervalo, a Professora Doutora Maria Aparecida de Queiroz deu início a segunda mesa redonda do dia, intitulada ''O Plano de Ações Articuladas: A implementação em município do RN'', na mesa, estavam presentes a Profª. Drª. Rute Regis de Oliveira, pelas doutorandas Francisca Edilma Soares, Gersonita de Sousa Cruz e pela pedagoga Arécia Susã Morais. As convidadas debateram as quatro dimensões do PAR, Gestão Educacional, Formação de Professores e de Profissionais de Serviço e Apoio Escolar, Práticas Pedagógicas e Avaliação e Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos. ''Eu trabalhei com a Gestão Educacional, na área da gestão democrática, como questão de pesquisa tivemos a formulação e a implementação do PAR em Natal, se foram pautadas com relações intergovernamentais e pela coordenação federativa, e se influenciaram ou não a organização do sistema municipal de Natal'' comentou a Prof. Drª Rute Regis. No estado do Rio Grande do Norte cinco municípios participam do campo de pesquisa, os critérios de escolha foram dos maiores e menores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica do Estado, e a capital.

As atividades continuam na tarde de hoje também no auditório do Centro de Educação a partir das 14h, com a Roda de Conversa ''Projeto em rede e a formação de pesquisadores''.