Simpósios temáticos na manhã do terceiro dia de ENAPPE

29/04/2016
Simpósios temáticos seguiram na manhã dessa sexta-feira (Fonte: LTE/CE)

As atividades do terceiro dia de ENAPPE foram marcadas por discussões de temas relevantes, dentro dos simpósios temáticos.

As pesquisadoras Lisiê Marlene da Silveira Melo Martins e Luzia Guacira dos Santos Silva, apresentaram o trabalho "Percepção de uma estudante com baixa visão sobre sua trajetória no ensino superior", dentro da linha temática "Diversidade, inclusão e direitos humanos em contextos educativos’". O trabalho de pesquisa abordou um estudo de caso realizado com uma estudante de baixa visão, e teve como objetivo conhecer as percepções dessa discente, regularmente matriculada num curso de Engenharia da UFRN, acerca do processo de inclusão educacional realizado pela instituição. As autoras finalizaram a apresentação apontando para a necessidade de um maior aprofundamento da pesquisa sobre inclusão no ensino superior.

Dentro da linha temática "Linguagens, tecnologias e práticas pedagógicas", um dos trabalhos apresentados tratou da "Alfabetização estética na educação infantil pela leitura de imagens", da professora Dominique Cristina Souza de Sena. Em sua exposição, a professora defendeu a arte como elemento imprescindível para o desenvolvimento de aspectos culturais, sociais, emocionais e cognitivos das crianças e apresentou a metodologia, que envolveu a leitura e releitura de obras da artista Tarsila do Amaral. Para a professora, o viés estético, associado ao pedagógico, permite uma "ampliação do olhar sobre o mundo".