Simpósios temáticos na manhã do terceiro dia de ENAPPE
As atividades do terceiro dia de ENAPPE foram marcadas por discussões de temas relevantes, dentro dos simpósios temáticos.
As pesquisadoras Lisiê Marlene da Silveira Melo Martins e Luzia Guacira dos Santos Silva, apresentaram o trabalho "Percepção de uma estudante com baixa visão sobre sua trajetória no ensino superior", dentro da linha temática "Diversidade, inclusão e direitos humanos em contextos educativos’". O trabalho de pesquisa abordou um estudo de caso realizado com uma estudante de baixa visão, e teve como objetivo conhecer as percepções dessa discente, regularmente matriculada num curso de Engenharia da UFRN, acerca do processo de inclusão educacional realizado pela instituição. As autoras finalizaram a apresentação apontando para a necessidade de um maior aprofundamento da pesquisa sobre inclusão no ensino superior.
Dentro da linha temática "Linguagens, tecnologias e práticas pedagógicas", um dos trabalhos apresentados tratou da "Alfabetização estética na educação infantil pela leitura de imagens", da professora Dominique Cristina Souza de Sena. Em sua exposição, a professora defendeu a arte como elemento imprescindível para o desenvolvimento de aspectos culturais, sociais, emocionais e cognitivos das crianças e apresentou a metodologia, que envolveu a leitura e releitura de obras da artista Tarsila do Amaral. Para a professora, o viés estético, associado ao pedagógico, permite uma "ampliação do olhar sobre o mundo".