Sessão Extraordinária do Fórum das Licenciaturas
A sessão extraordinária do Fórum das licenciaturas da UFRN aconteceu na manhã desta terça-feira (20), no auditório do Centro de Educação. Por meio da Coordenação das Disciplinas Pedagógicas das Licenciaturas (COORDLICE), os professores formadores deflagraram o processo de discussão e elaboração de propostas relativas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Estavam presentes representantes da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), do Núcleo de Educação da Infância (NEI), da Secretaria Estadual de Educação e da União de Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME), bem como coordenadores, vice-coordenadores e professores de cursos de licenciatura da UFRN tanto do campus Natal quanto do CERES-Caicó. De acordo com Crislane Azevedo, (COORDLICE), a ideia é que as propostas discutidas durante o processo de elaboração possam, em um segundo momento, compor um documento síntese que consistirá na proposta da UFRN para o Ministério da Educação no que se refere à BNCC. A agenda de trabalho foi inaugurada e as unidades articuladas, para que todos possam colaborar com a formação dos grupos de trabalho e estudo.
A professora Denise Maria de Carvalho Lopes falou sobre o documento preliminar, ''O documento não constitui o currículo, ele constitui uma parte do que irá referenciá-lo, sabemos que os currículos das escolas se constituem pela experiência, pelo que é vivido no cotidiano das instituições. O documento não se resume a uma lista de conteúdo, mas em definir os objetivos de aprendizagem''. O professor André Ferrer falou também sobre a importância das críticas ao documento e da participação de todos na elaboração. ''Às vezes, as pessoas remetem o documento a outras questões, mas ele atende a uma demanda que está posta nas Diretrizes, na LDB''. O professor também comentou sobre o espectro de posicionamentos, o portal da BNCC e o impacto do documento nos cursos de licenciatura.
Os participantes puderam levantar questionamentos, e a Pró Reitora Adjunta de Graduação, Erika dos Reis Gusmão Andrade, exibiu o calendário de atividades proposto em conjunto com a COORDLICE, o qual foi aprovado pela plenária e inclui o 4° Fórum das Licenciaturas, que será realizado no próximo dia 26 de novembro e terá como objetivo promover a apresentação das propostas acerca da BNCC elaboradas pelos diversos grupos de trabalho constituídos nas unidades da UFRN responsáveis pela formação de professores.