Seminário Estadual de Mobilização para a Base Nacional Comum Curricular

08/10/2015
Seminário Estadual de Mobilização para a Base Nacional Comum Curricular (Fonte: LTE/CE)

O Seminário Estadual de Mobilização para a Base Nacional Comum Curricular no Rio Grande do Norte teve início na manhã desta quinta-feira (8) no auditório da Reitoria da UFRN O processo de discussão ganha força recente no âmbito das Conferências Nacionais de Educação e vem colaborando para a melhoria na qualidade da educação brasileira. A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais, a BNC vem inspirando e organizando os sistemas educacionais para ajudar na orientação e construção do currículo de mais de 190 mil escolas, públicas e particulares, de todo o território nacional.

A mesa composta pelo Secretário de Estado da Educação e Cultura, Sr. Francisco das Chagas Fernandes, a Pró-Reitora Adjunta de Graduação, professora Erika dos Reis Gusmão Andrade, a Diretora do Centro de Educação, professora Márcia Gurgel, a Presidente da União dos Dirigentes Municipais, professora Jeane Dantas, a representante do Conselho Estadual de Educação, professora Maria de Fátima Carrilho, a representante das Instituições Formadoras, Marlene Fernandes Ribeiro e a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN, Maria de Fátima Cardoso, deu início a solenidade de abertura após a entoação do hino nacional. A professora Jeane Dantas falou sobre a necessidade de uma discussão abrangente para que o documento tenha as características do estado, da região e do país em que vivemos, ''agora é a vez de darmos as mãos e expressarmos nossas opiniões pensando na educação dos filhos e filhas dos trabalhadores do nosso estado. Espero que possamos discutir com funcionários, professores e sociedade, sempre pensando no melhor e no sonho da educação pública de qualidade''. A Diretora do Centro de Educação, professora Márcia Gurgel, reforçou a necessidade da articulação das instituições integrantes e sobre um debate mais representativo, ''vocês, gestores, tem uma responsabilidade enorme, esse momento é de mobilização, deflagração do processo, para que possamos trazer o maior número de pessoas possível''.

A mesa redonda de apresentação do processo de construção da BNC foi composta pelos professores André Ferrer (Equipe de Consultores Especialistas da BNCC do MEC) e Alessandro Augusto de Azevêdo (CODESE/SEEC/RN). O professor Alessandro falou sobre a necessidade de organizar os próximos passos a partir do cronograma e da construção de uma rede de profissionais para atuar nos municípios. ''A rede de colaboradores e profissionais especialistas nas mais diversas áreas nos dá a condição de sistematizar as colaborações. Esse é mais um desafio diante do tempo que nos foi disponibilizado''. O professor André Ferrer explicou aos participantes como contribuir para a construção do documento por meio do site (http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/contribua-inicio). Dando continuidade ao evento, houve a interlocução em plenária e os encaminhamentos aos trabalhos em grupo que acontecem no período da tarde. Os grupos se baseiam nos objetivos e sugestões de atividades e ações, tal como promover a análise coletiva dos professores, nas escolas, do documento preliminar.