Segundo dia de Simpósios temáticos do ENAPPE 2016

28/04/2016
Simpósios temáticos no segundo dia de ENAPPE (Fonte: LTE/CE)

O segundo dia de ENAPPE teve continuidade na manhã desta quinta-feira, 28, com os simpósios e diálogos temáticos.

No auditório 03 do NEPSA 02, sob a coordenação dos professores Walter Pereira Junior e Josielle Soares da Silva foram apresentados os trabalhos da linha temática ''Políticas e Gestão da Educação''. Um dos trabalhos apresentados foi da aluna do 5º período do curso de Letras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Crislayne Azêvedo Rogério, que falou sobre o processo das práticas participativas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Herman Lundgreen. Com o trabalho intitulado ''Significados de participação escolar para pais e professores/gestores'', a estudante elaborou sua pesquisa através da aplicação questionários e entrevistas com os familiares, gestores e professores a fim de apresentar possíveis intervenções para motivar os responsáveis pelas crianças a participarem das reuniões e datas comemorativas, bem como do cotidiano escolar.

No auditório 04 do NEPSA 02, sob a coordenação da professora Célia Maria de Araújo, foram apresentados os trabalhos relacionados à linha temática ''Linguagens, Tecnologias e Práticas Pedagógicas'''. Na ocasião, 3 trabalhos foram apresentados. Um deles foi o da graduanda em Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Eline Sahade Magalhães: ''A utilização do blog como ferramenta educacional: descobrindo o ponto de vista dos estudantes de pedagogia da Universidade Estadual do Ceará''. A discente fez uma abordagem sobre a sociedade digital e a utilização das ferramentas tecnológicas, utilizando como exemplo um blog educativo no curso de Pedagogia para auxiliar na transmissão de conhecimento aos alunos.

No auditório 01 do NEPSA 02, sob a coordenação da professora Maria Elizabete Sobral Paiva, aconteceu o Simpósio Temático 04, dentro da linha temática ''Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos em Contextos Educativos''. A mestranda do Programa de Pós- Graduação em Educação e Diversidade- PPED da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Carliane de Oliveira Silva,  com o trabalho ''Questões étnicos-raciais na escola contemporânea'', abordou as diferenças entre as crianças da comunidade quilombola com as da comunidade urbana, criticando as barreiras sociais e históricas nas relações étnicas raciais. Após a apresentação, a professora Maria Elizabete deu início a um debate sobre a construção de identidade da raça negra e indígena na sociedade, sobretudo entre as crianças.