Segundo dia de atividades do Seminário de Avaliação e Planejamento

29/07/2015
Segundo dia de atividades do Seminário de Avaliação e Planejamento 2015.2 (Fonte: LTE/CE)

Durante a manhã de ontem (28), docentes do Centro de Educação se reuniram para discutir questões acerca das novas diretrizes curriculares nacionais e suas implicações para o CE.

Os grupos debateram os temas: Ensino, Estágios e NEI, Didática e Tecnologias, Teorias e práticas pedagógicas, Políticas e gestão da educação brasileira, Psicologia da educação, Educação em uma perspectiva inclusiva e Educação infantil, alfabetização e letramento. Dentre as questões levantadas destacam-se a elaboração de projeto de estágio do NEI, sobretudo de pedagogia, pelos professores do NEI e pelos orientadores do CE. O uso das escolas como objeto de investigação dentro das disciplinas de pesquisa, o incentivo ao trabalho de campo para que os discentes possam aprimorar a prática, o aproveitamento das ferramentas tecnológicas já conhecidas pelos estudantes e o cuidado e atenção no uso da língua portuguesa de maneira formal com foco na produção textual.

Os docentes voltaram a se reunir na parte da tarde. Dessa vez, o objetivo foi apresentar o resultado das discussões, num grupo maior.  Após a explanação, a Diretora do CE, Professora Márcia Gurgel, que também estava coordenando a mesa, abriu espaço para que os participantes pudessem debater e fazer uma síntese dos pontos anteriormente destacados. A grande quantidade de propostas gerou a necessidade de uma análise mais elaborada, “Temos que nos envolver fortemente nesse processo de discussão na universidade, pensar com os colegas do curso, e do que significa nossa participação na formação de professores” finalizou a diretora, convidando todos os presentes a colocar em prática as palavras de ordem da reunião: integração e articulação.