Primeiro dia de atividades do Seminário de Avaliação e Planejamento 2016.1

01/02/2016
Primeiro dia de atividades do Seminário de Avaliação e Planejamento 2016.1 (Fonte: LTE/CE)

O seminário de Avaliação e Planejamento do primeiro semestre de 2016 teve início na manhã desta segunda-feira (1), no auditório do Centro de Educação.  Estavam presentes os docentes, servidores técnico-administrativos e a representação dos discentes, alunos do Centro Acadêmico de Pedagogia (CAPEd).

A diretora Márcia Gurgel abriu a manhã de trabalhos, e em seguida passou a palavra ao professor Jefferson Fernandes Alves, Vice Diretor e coordenador da mesa, que recebeu e apresentou a palestrante Maria Lúcia Martins Alessio, coordenadora do COMFOR da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A professora Maria Luiza (UFPE) falou sobre 'O papel da Universidade e a Formação do Profissional do Magistério da Educação Básica'. A fala inicial recuperou as metas do Plano Nacional de Educação, que tentam garantir que todos os professores da educação básica possuam formação específica de nível superior na área de conhecimento em que atuam, e da formação de 50% dos professores da educação básica em nível de pós-graduação lato e stricto sensu, para garantir a formação continuada.

A palestrante destacou os desafios para as Universidades. "Em todos os encontros de trabalho sempre vem a questão da não valorização da formação de professores, que ocupa um lugar bastante secundário nas universidades'' comentou a palestrante, que também citou que as pesquisas e elaboração do conhecimento científico dentro dos programas de pós-graduação são mais valorizadas, assim como as atividades de ensino e formação de professores são tratadas com menor importância dentro da hierarquia acadêmica. ''A universidade tem que se transformar por dentro, não podemos retroceder e fragilizar o processo de consolidação da Rede Nacional de Formação Continuada dos Professores de Educação Básica. Devemos nos mobilizar como universidade'', finalizou.