Mobilização a favor da permanência do PIBID
As mobilizações a favor da permanência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) aconteceram simultaneamente em todo o Brasil na manhã de ontem (15). Na UFRN, o ato público, nomeado #FicaPIBID, reuniu professores, coordenadores, supervisores, professores das escolas públicas e alunos de diversas licenciaturas no Centro de Convivência da universidade para reivindicar ao Governo Federal e aos parlamentares a manutenção e ampliação do PIBID como política pública.
Os participantes realizaram um momento cultural onde cantaram e entoaram gritos de apoio à permanência do programa. O PIBID funciona na UFRN desde 2007 com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e ao longo dos anos vem apoiando a formação inicial e continuada de professores, além de contemplar os licenciandos em sua prática e inovar as vivências na universidade e escolas. O aluno Ozildo dos Santos Segundo (PIBID-Pedagogia) falou da importância do programa para a sua formação ''Nós somos auxiliados no primeiro contato com a docência, na formação e prática, sentimos na pele o que os professores passam no ensino público, o PIBID é um instrumento de retorno da Universidade para a comunidade''.
A mudança é percebida por todos que fazem parte do programa: a coordenadora de Gestão de Processos Educacionais, Cynara Ribeiro, falou sobre a atuação das duas frentes do programa, a formação qualificada dos licenciandos e a melhoria da educação básica nas escolas ''O aluno articula teoria e prática de forma mais efetiva, além de auxiliar na formação continuada dos professores utilizando os conhecimentos de suas áreas para planejar em conjunto e aprimorar determinadas estratégias metodológicas''. A mobilização ocorreu na mesma data e horário da Audiência Pública sobre o papel estruturante do PIBID, na Câmara dos Deputados, em Brasília, onde os representantes do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do PIBID (FORPIBID) e representantes parlamentares e do Governo Federal estiveram presentes.
No ato, os participantes comemoraram também o dia dos Professores, e puderam apresentar pleitos, opiniões e sugestões em defesa do programa.