Mesa-redonda marca o início das atividades do PIBID no semestre 2015.2

27/07/2015
Mesa-redonda marca o início das atividades do PIBID no semestre 2015.2 (Fonte: LTE/CE)

Na manhã desta segunda-feira (27), aconteceu no auditório da reitoria da UFRN, a abertura do semestre 2015.2 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A programação incluiu uma mesa-redonda com a participação de Sílvia Contaldo, professora da PUC de Minas Gerais e Márcia Gurgel, diretora do Centro de Educação da UFRN.

Após a abertura oficial, a professora Silvia Contaldo iniciou a sua exposição, que teve como tema “PIBID, programa de (trans)formação docente”. “Hoje, não vamos tratar apenas dos dados quantitativos, mas da possibilidade transformadora do PIBID na prática, que é isso que mais tem contribuído para a formação do futuro professor e igualmente para a formação continuada. O PIBID é um programa exitoso porque ele junta a universidade, a escola e, dentro dela, o futuro professor”, destacou a professora.

Em seguida, a professora Márcia Gurgel falou sobre “O Plano Estadual de Educação”. “O Plano vai, de certa forma, ordenar as propostas dos programas da educação nos próximos 10 anos. O PEE tem como perspectiva abordar diversas questões históricas que dizem respeito à educação como, por exemplo, qualidade e democratização da educação, valorização dos profissionais do magistério, a questão da diversidade e movimentos sociais”, explicou a professora.

A professora Márcia Gurgel ainda ressaltou que “o PIBID é um programa central para a formação de professores e a integração com a educação pública. O programa torna a escola, também, um campo de formação. Os estudantes vivenciam na prática as situações que eles teoricamente têm a possibilidade de refletir na academia”.

Em seu discurso, o professor Lucrécio Sá, coordenador institucional do PIBID, ressaltou os desafios e pontuou a importância do programa para a transformação da formação de professores no Brasil. Para encerrar, desejou aos alunos e supervisores um excelente início de semestre.