Mesa Redonda ''A Inclusão social/educacional: avanços e desafios da atualidade''
A mesa redonda ''A Inclusão social/educacional: avanços e desafios da atualidade'' aconteceu na manhã de hoje (23), sob a coordenação da professora Drª Mariangela Momo. A ação promovida pela professora Drª Denise Lopes, por meio do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad), trouxe como palestrante convidada a professora Drª Neiza Fumes, da Universidade Federal de Alagoas, e o professor Dr. Jefferson Alves, do Centro de Educação da UFRN.
A palestrante convidada falou sobre a formação de professores em educação especial, as perspectivas e desafios e a inclusão de alunos com deficiências nas escolas brasileiras e fez referência às Diretrizes Nacionais, e a Política Nacional de Educação Especial, em uma perspectiva da educação inclusiva. Em sual fala, destacou ainda o papel do Professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE), a resolução n° 4/2009, e das Salas Comuns e de Recursos Multifuncionais (SRM): ''A inclusão precisa fazer parte, efetivamente, dos projetos pedagógicos do curso, uma disciplina ou outra é insuficiente para modificar essa formação. É preciso repensar sobre esse profissional único e multifacetado para dar conta do processo de inclusão e, sobretudo, do profissional que tem sua formação hegemonicamente acontecendo na formação continuada e não na formação inicial'', afirmou Neiza Fumes.
O Professor Dr. Jefferson Alves citou o modelo social defendido pelo Movimento de Pessoas com Deficiência, onde a interação entre a deficiência e o modo como a sociedade está organizada é que condiciona a funcionalidade, dificuldades, limitação e exclusão das pessoas. ''A possibilidade das pessoas com deficiência visual tornarem-se visíveis ao participarem dos lugares que historicamente a eles eram interditados ou restritos culturalmente, está relacionada à consideração dessas pessoas como sujeitos'', concluiu o professor.