Mesa da ANPAE debate a formação e profissionalização docente

03/06/2016
Mesa da ANPAE debate a formação e profissionalização docente (Fonte: LTE/CE)

A programação do IX Seminário Regional de Políticas e Administração da Educação do Nordeste e IX Encontro Estadual de Política e Administração da Educação/RN, promovido pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), encerrou as conferências nesta sexta-feira, 03, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com as mesas redondas ''Formação e profissionalização docente: uma relação a partir do trabalho como princípio educativo'' e  ''Plano de Ações Articuladas, Remuneração Docente e Ensino Superior: resultados de pesquisas''.

Com a coordenação da professora Luisa de Marilac de Castro Silva, a mesa redonda ''Formação e profissionalização docente: uma relação a partir do trabalho como princípio educativo" teve início com a apresentação do professor Dante Henrique Moura (IFRN), que dialogou sobre as relações sociais que as disciplinas trazem consigo, sobretudo os conhecimentos científicos e tecnológicos que podem contribuir na formação e no trabalho do docente.

Em seguida, foi a vez da Professora Elenilce Gomes de Oliveira (IFCE), que apresentou alguns elementos que ajudam a compreender os princípios educativos que envolvem os docentes. Além disso, a professora criticou o atual conjunto geral das relações sociais em nosso país, ao expor características de uma realidade da qual o professor, infelizmente, ainda vivencia, como, por exemplo, as péssimas condições de trabalho, desvalorização docente e descompromisso ético-político.

Por último, o professor Walter Pinheiro Barbosa (UFRN) foi o responsável por finalizar a discussão da primeira mesa. O professor trouxe para o debate o dialogo da formação inicial e continuada do docente. Dentro desse contexto, de acordo com ele, é preciso compreender que a formação é o tempo de aprender a profissão, enquanto que a profissionalização é o tempo de fazer a profissão.

Dando continuidade ao evento, foi iniciada a discussão da mesa redonda seguinte ''Plano de Ações Articuladas, Remuneração Docente e Ensino Superior: resultados de pesquisas'', com coordenação da professora Maria Aparecida de Queiroz (UFRN) e que teve como conferencistas os professores Edmilson Jovino de Oliveira (UFRN), Maria Goretti Cabral Barbalho (UFRN) e Alda Maria Duarte Araújo Castro (UFRN).

A Professora Alda Maria Duarte Araújo Castro (UFRN) apresentou seu projeto de pesquisa intitulado ''Avaliação do Plano de Ações Articuladas (PAR): um estudo em municípios dos estados do Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais no período de 2007 a 2011'', que faz um recorte sobre gestão e práticas pedagógicas na formação de professores e profissionais de educação a partir da avaliação do PAR nas cidades analisadas.

O Professor Edmilson Jovino de Oliveira (UFRN) foi o próximo conferencista e, assim como a professora Alda Araújo, também apresentou seu projeto de pesquisa para contribuir com o debate. ''Remuneração de Professores de Escolas Públicas da Educação Básica'' aborda a aplicação de recursos e financiamento da educação em percentuais do PIB (Produto Interno Bruto) do Rio Grande do Norte e Natal.

Mais uma que apresentou um projeto de pesquisa, a Professora Maria Goretti Cabral Barbalho (UFRN) trouxe para a mesa o trabalho ''A Diversificação Institucional na Educação Superior do RN''. Na ocasião, a docente analisou a expansão e a diversificação da educação superior do RN, no período de 2003 a 2010, tomando como referência o crescimento das instituições, a evolução do número de vagas dos ingressos, das matrículas, dos cursos.

O último dia da programação do ANPAE continuou nesta tarde com a apresentação de trabalhos no Centro de Educação, NEPSA e Setor de Aulas.