MEC abrirá vagas para a formação de professores

30/03/2016
MEC abrirá vagas para a formação de professores (Fonte: Portal MEC)

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou em entrevista coletiva na última segunda-feira (28), que tomará medidas para a melhoria da formação docente. Entre elas, a Rede Universidade do Professor, que irá ofertar 105 mil vagas para formação de professores, a partir do segundo semestre de 2016, sendo 24 mil presenciais em universidades e institutos federais e 81 mil na modalidade educação a distância, por meio da Universidade Aberta do Brasil.

O docente que já possui alguma formação em área afim a que leciona terá a oportunidade de aproveitar os conhecimentos em um curso de licenciatura, tendo a carga horária reduzida, assim como a experiência em sala de aula contará para reduzir o tempo de estágio obrigatório. A reconfiguração das licenciaturas está prevista em parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), aprovado no ano passado.

A proposta da Rede Universidade do Professor é reduzir o número de docentes que lecionam disciplinas para as quais não possuem formação adequada. Além das vagas na rede federal, os professores também poderão optar pelo Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) que oferece, durante as férias escolares, cursos presenciais intensivos para docentes da rede pública de educação básica.

“Não há como melhorar a qualidade da educação no Brasil se nós não resolvermos esta questão da formação. O que mais vai motivar é se a carreira docente valorizar esta formação específica”, disse o ministro. “Este é o ponto mais estratégico para melhorar a qualidade da educação”, concluiu.

Os professores interessados em complementar sua formação poderão se inscrever nos cursos por meio da Plataforma Freire, entre 5 de abril e 5 de maio. Depois de inscritos, as secretarias estaduais e municipais de educação terão de 6 de maio a 6 de junho para validar as inscrições dos docentes. O resultado será divulgado até 30 de junho e os cursos terão início já no segundo semestre deste ano.

Acesse a plataforma: http://freire.capes.gov.br/