III Sexta Cultural do Centro de Educação
A terceira edição da 'Sexta Cultural do Centro de Educação' reuniu docentes e alunos no auditório do CE na última sexta-feira (25). O filme 'Periscópio' do diretor Kiko Goiffman foi escolhido pela coordenadora do projeto, professora Karyne Dias Coutinho, para ser objeto do debate cultural após a exibição.
A ideia de exibir o filme na Sexta Cultural surgiu do Projeto de Pesquisa de Ensino e Extensão ''Cinema e Educação: um olhar pós-estruturalista'', que aconteceu de 2010 a 2013, e tinha como ideia central não usar o cinema na educação para ensinar algo ou esclarecer conceitos, mas como forma de 'disparador do pensamento', com a intenção de que os participantes pudessem se deslocar e pensar os diferentes modos de vida contemporâneos.
A escolha foi um desafio para o grupo de pesquisa coordenado pelas professoras Mariângela Momo e Karyne Dias. ''O filme nos instiga à experimentação do pensamento. O espectador se vê diante da necessidade de pensar. É um convite que o grupo de pesquisa faz para que possamos entrar no jogo da atribuição de sentidos, na lógica do absurdo do filme'' explicou a professora Karyne.
Após a sessão, a coordenadora iniciou o debate com os participantes e a partir dos olhares distintos, os espectadores tiveram a chance de interagir e expor seus pensamentos sobre o filme. Para finalizar a noite, a professora Karyne Dias agradeceu a iniciativa da direção do CE, ''é muito importante priorizar a formação humana de modo geral, transitar entre diferentes linguagens e argumentar sobre a formação estética que atravessa os nossos modos de pensar. De alguma forma somos bombardeados de sentidos, e o interessante do filme exibido é a ausência deles, possibilitando que o espectador atribua os significados'', finalizou.