Festival Urbanocine promove exibições de filmes e debates sobre cinema, educação e acessibilidade

31/10/2023

O Centro de Educação convida toda a comunidade acadêmica a participar do evento que está apoiando. O Festival Urbanocine ocorrerá do dia 1 ao dia 3 de novembro, em Natal-RN.

Mais informações e a programação completa abaixo.

Após realizar uma circulação por vários municípios do Rio Grande do Norte, o Festival Urbanocine 2023 chega à capital potiguar entre os dias 1 e 3 de novembro, promovendo exibições de filmes e debates sobre cinema, educação e acessibilidade.

O evento inicia nesta quarta-feira (1) com o II Seminário Cinema, Educação e Acessibilidade, que contará com uma roda de diálogo sobre audiodescrição no cinema, uma mostra de filmes potiguares produzidos em oficinas de audiovisual, além de uma palestra sobre educação audiovisual nas escolas, com Ana Bárbara Ramos (Semente Cinematográfica/PB). A programação é gratuita e tem início às 8h, no auditório do Centro de Educação da UFRN.

Nos dias 2 e 3, o Festival segue em caráter itinerante na capital potiguar, promovendo exibições de curtas-metragens potiguares e brasileiros em espaços públicos. Os filmes exibidos contarão com recurso de audiodescrição.

O Festival Urbanocine tem realização Ilha Deserta, com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Cultura do RN, Fundação José Augusto, Neoenergia Cosern e Instituto Neoenergia, por meio da Lei Câmara Cascudo e apoio da vereadora Brisa Bracchi, Prefeitura do Natal e SEBRAE/RN. O projeto conta ainda com o apoio do Centro de Educação da UFRN, SEEC/RN e SEAP/RN.

Para ficar por dentro de todas as novidades do projeto, siga @urbanocine no Instagram.

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL URBANOCINE 2023

2º SEMINÁRIO - CINEMA, EDUCAÇÃO E ACESSIBILIDADE

01 de novembro de 2023
Auditório do Centro de Educação da UFRN - Lagoa Nova, Natal/RN

8h | Abertura

8h15 - 10h | Roda de Conversa: Audiodescrição no Cinema
Com Kely Araújo e Thiago Cerejeira. Mediação: Mayara Barreto

10h - 11h | Mostra de Filmes Cine Educa RN
Mostra de filmes realizados em oficinas de audiovisual realizadas no Rio Grande do Norte.

11h - 12h30 | Palestra Educação audiovisual: percursos criativo-pedagógicos entre escola e comunidade
Com Ana Bárbara Ramos | Semente Cinematográfica (PB)

FESTIVAL URBANOCINE - EDIÇÃO ZONA SUL

02 de novembro de 2023
Praça do DED - Presépio de Natal - Av. Prudente de Morais - Lagoa Nova, Natal/RN

16h | Abertura ao público

19h30 às 20h10 | MOSTRA POTIGUAR
Exibição de filmes que integram a Mostra Potiguar Urbanocine 2023

20h10 às 21h20 |  MOSTRA NACIONAL
Exibição de filmes que integram a Mostra Nacional Urbanocine 2023.

21h30 às 22h30 | Apresentação Musical

FESTIVAL URBANOCINE - EDIÇÃO ZONA NORTE

03 de novembro de 2023
Espaço Cultural Jesiel Figueiredo - R. do Taiaraçu, 228 - Lagoa Azul, Natal/RN

16h | Abertura ao público

17h | Batalha de Rima

19h30 à 20h20 | MOSTRA NACIONAL
Exibição de filmes que integram a Mostra Nacional Urbanocine 2023.

20h20 à 21h40 | MOSTRA POTIGUAR
Exibição de filmes que integram a Mostra Potiguar Urbanocine 2023.

21h40 | PREMIAÇÃO
Cerimônia de Premiação do Festival Urbanocine 2023.

21h50 às 22h30 | Atração Musical