Encerramento do Curso de Aperfeiçoamento Escola da Terra

10/06/2016
Cerimônia marcou o encerramento do Curso Escola da Terra (Fonte: LTE/CE)

O Curso de Aperfeiçoamento Escola da Terra Módulo IV chegou ao seu último dia na manhã desta sexta-feira, 10, no auditório do Centro de Educação. A mesa de abertura foi composta pelas seguintes autoridades: Ângela Maria Paiva Cruz, Reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Márcia Maria Gurgel Ribeiro, Diretora do Centro de Educação; Jacyene Melo de Oliveira Araújo, coordenadora do curso de aperfeiçoamento Escola da Terra; Lúcia de Fátima Palhano, coordenadora de Desenvolvimento Escolar da Secretaria de Educação e da Cultura; Ana Santana Souza, coordenadora do Programa de Formação Continuada (PROFOCO); Maria Edineide de Almeida Batista, vice-presidenta da Undime Rio Grande do Norte; e Sônia Maia, Diretora do Campus IFRN João Câmara.

Dando início a solenidade, a Professora Jacyene Araújo, coordenadora do curso, deu as boas vindas aos presentes e falou sobre a importância da realização do Escola da Terra, desde o seu primeiro módulo. Pra finalizar, agradeceu os professores tutores que ajudaram na formação dos cursistas e as instituições parceiras que apoiaram a iniciativa, como a UFRN e a UERN.

Em seguida, a Diretora do Centro de Educação, Márcia Gurgel, parabenizou a todos que participaram do Escola da Terra e enalteceu a importância do curso na formação profissional dos professores que atuam em escola do Ensino Fundamental nas classes multisseriadas. "A conclusão do curso representa uma etapa importante na vida de todos vocês. Que os trabalhos desenvolvidos sejam uma continuidade para ingressar na carreira acadêmica, seguindo o mestrado e doutorado", disse.

A Reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, em seu discurso, falou sobre a formação dos professores e ressaltou a relevância do papel do educador na sociedade. "Não se faz um país sem educação. Vocês, professores, assim como os pais, são as pessoas mais importantes na vida das crianças e adolescentes, pois nos tornamos aquilo que somos graças a nossa família e também aos professores. Portanto, não desistam de serem professores e ajudem a formar cidadãos de futuro", conclui.

Após a cerimônia de encerramento, foram iniciadas as sessões de comunicação oral.

Este foi o último de quatro módulos do curso de aperfeiçoamento Escola da Terra. Iniciado em dezembro de 2015, contou com a participação de cursistas dos municípios de Bom Jesus, Nísia Floresta, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, Touros, Macaíba, Ielmo Marinho, Extremoz e São Tomé.