EJA EM MOVIMENTO PROMOVE II CURSO DE EXTENSÃO: INSCRIÇÕES ATÉ 15 DE MAIO.

03/05/2021

O Projeto EJA em Movimento, após a bem sucedida experiência de Curso de Extensão "Educação de Jovens e Adultos: questões, conceitos e prátidas", ano passado, promove a sua segunda edição.

O edital está disponível no link https://bityli.com/vk5U2.

O Curso de Extensão tem por objetivos: (a) propiciar uma maior apropriação das especificidades da modalidade; (b) aprofundar conceitos que configuram sua identidade pedagógica; e (c) confeccionar, socializar e discutir propostas pedagógicas sintonizadas com a perspectiva de constituição de um modelo pedagógico próprio para a modalidade EJA.

O curso, que é gratuito, terá 60hs de duração, em formato remoto, estruturado em 30h de atividades síncronas (aquelas que ocorrem em tempo real, instantaneamente, entre os participantes do curso) mediadas por plataformas de videoconferências, e 30h de atividades assíncronas (que ocorrem sem que os participantes estejam conectados imediatamente).

Os momentos síncronos acontecerão em datas definidas em cronograma detalhado no Edital, tendo como objetivo a discussão e socialização dos processos reflexivos entre os participantes, e estarão intercalados com os momentos assíncronos, nos quais todos deverão aprofundar os estudos em torno das questões emergentes durante os momentos síncronos, apoiados em referências disponibilizadas ao longo do curso ou no desenvolvimento de alguma tarefa proposta como atividade pedagógica.

Como trabalho final, cada participante deverá confeccionar um Projeto de Ação Educativa a ser desenvolvido na escola, considerando sua realidade concreta e as possibilidades que ela oferece no atual contexto.

O curso contará com 7 módulos, com as seguintes temáticas, respectivamente: (a) Sujeitos da EJA: questões para um ponto de partida pedagógico; (b) Alfabetização e Letramento na EJA; (c) Paulo Freire e a organização do trabalho pedagógico na EJA; (d) Legislação e EJA: reflexões possíveis; (e) Paradoxos educacionais: TICs, EAD e EJA; (f) Currículos e materiais didáticos na EJA; e (g) Projetos Emancipatórios na EJA.

O curso de extensão se destina a profissionais atuantes na modalidade Educação de Jovens e Adultos, preferencialmente da rede pública de educação básica e estudantes de licenciaturas, que estejam desenvolvendo atividades na modalidade EJA.

Para efetivar a inscrição, as pessoas interessadas devem preencher integralmente um formulário, cujo acesso é possível pelo link: https://forms.gle/paF8S6Vae4Bu5ZVK7

As inscrições estarão disponíveis entre 3 e 15 de maio. As inscrições homologadas e participantes selecionados serão divulgados no dia 22 de maio.

As atividades do curso durarão de 1o. de junho a 30 de agosto.

Mais informações pelos emails: ejaemmovimento@gmail.com ou cursoextensaoejaemmovimento@gmail.com