Diálogos Pedagógicos movimentam último dia do ENAPPE

29/04/2016
Diálogo Pedagógico sobre o processo de alfabetização (Fonte: LTE/CE)

Os Diálogos Pedagógicos (DP) do último dia do II ENAPPE movimentaram o Centro de Educação e os auditórios do NEPSA 1 e 2. Marcados pela diversidade de público e intensa troca entre os participantes, os diálogos trouxeram reflexões e agregaram contribuições que permitiram diversos olhares sobre as cinco linhas temáticas do evento.

O diálogo "A memória como eixo articulador dos fundamentos da educação", mediado pelas professoras Cynara Teixeira Ribeiro, Olívia Morais de Medeiros Neta e Maria Inês Sucupira Stamatto, todas da UFRN, trouxe  provocações que giraram em torno da memória como elemento constituinte de nossa identidade e também da memória relacionada ao poder. Segundo a professora Inês "a discussão do currículo escolar passa pelo embate de poder entre o que deve ser lembrado para ser ensinado e o que se quer esquecer".

O diálogo "O processo de alfabetização e o direito à aprendizagem", mediado pelas professoras Analice Cordeiro dos Santos Victor (NEI-UFRN) e Maria Estela Holanda Costa Campelo (UFRN) teve como tema "O processo de alfabetização e o direito à aprendizagem".  As professoras discutiram a importância da alfabetização enquanto período dentro de um ciclo na vida do aluno e também enquanto processo de desenvolvimento, que perdura por toda a vida: "é preciso diferenciar um processo de aquisição da língua (oral e escrita) de um processo de desenvolvimento da língua", afirmou a professora Estela, citando a autora Magda Soares.

Mais três diálogos complementaram a manhã do último dia de ENAPPE: "Educação superior: expansão e internacionalização"; "Educação do campo, povos tradicionais e itinerantes"; "Estágio Supervisionado e a formação de professores".