CONAPE 2022: Prazo para envio de trabalhos é prorrogado para o dia 30 de abril

30/03/2022

PRORROGAÇÃO DOS PRAZOS PARA A APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS NA ETAPA NACIONAL DA CONAPE, EM NATAL – RN

A Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) será realizada entre os dias 15, 16 e 17 de julho de 2022, no Centro de Convenções de Natal.

A Conape terá, em sua programação, sessões de apresentação de trabalhos na modalidade Comunicação Oral, tendo por base os eixos temáticos e a temática geral da CONAPE 2022: “Reconstruir o País: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es”. O Lema da conferência é “Educação pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.

Os trabalhos poderão ser apresentados tanto no Centro de Convenções de Natal quanto remotamente, sendo que os(as) autores(as) deverão informar, no formulário de inscrição, a forma como o farão (se presencial  ou virtual.

A apresentação de trabalhos serve como mais um importante espaço de discussão e socialização sobre os desafios para a garantia do direito à educação em um contexto de reconstrução do país. O objetivo das sessões é estimular e projetar reflexões sobre as experiências educacionais e escolares, acadêmicas, institucionais, das redes e sistemas de ensino, dos diversos movimentos sociais, das entidades sindicais e estudantis, dos movimentos pela diversidade, que tratem dos desafios atinentes à materialização do Sistema Nacional de Educação e dos planos de educação (nacional, estaduais, distrital e municipais). Assim, teremos a apresentação de estudos e pesquisas contribuindo para aprofundar a discussão contextualizada dos eixos temáticos da CONAPE que são 6:

EIXO I - DÉCADAS DE LUTAS E CONQUISTAS SOCIAIS E POLÍTICAS EM XEQUE: O GOLPE, A PANDEMIA E OS RETROCESSOS NA AGENDA BRASILEIRA.

EIXO II - PNE, PLANOS DECENAIS, SNE, POLÍTICAS SETORIAIS E DIREITO À EDUCAÇÃO.

EIXO III – EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL E INCLUSÃO.

EIXO IV – VALORIZAÇÃO DOS/AS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CARREIRA, REMUNERAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚD.

EIXO V - GESTÃO DEMOCRÁTICA E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO: PARTICI- PAÇÃO, TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL.

EIXO VI - CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE NAÇÃO SOBERANA E DE ESTADO DEMOCRÁTICO EM DEFESA DA DEMOCRACIA, DA VIDA, DOS DIREITOS SOCIAIS, DA EDUCAÇÃO E DO PNE.

Os trabalhos (Comunicação Oral) devem ser encaminhados, sob a forma de resumos ampliados, ATÉ 30 DE ABRIL DE 2022, pelo endereço conape@fnpe.com.br; Assunto "Trabalho Acadêmico CONAPE 2022".

Acesse a chamada pública completa, com as regras e detalhes em: https://fnpe.com.br/wp-content/uploads/2022/03/2022_03_29_prazo_prorrogado_trabalhos.pdf