Colegiado realiza reunião para debater a grade curricular no curso de Pedagogia

O Colegiado do Curso de Pedagogia Presencial realizou na manhã desta sexta-feira, 13, na sala F2 da setor V da UFRN, a reunião aberta “O curso de Pedagogia vai mudar! E eu com isso?”, que debateu algumas propostas do Núcleo Docente Estruturante (NDE), como os planos de ação e as possibilidades de organização de uma nova estrutura curricular no curso de Pedagogia.
A reunião foi conduzida pela Coordenadora e Vice Coordenadora do curso de Pedagogia, professoras Marisa Sampaio e Cynara Teixeira Ribeiro, respectivamente, e contou com a participação de docentes e discentes, que abordaram questões importantes para reformulação da carga horária atual nas disciplinas obrigatórias, optativas e eletivas, bem como nas atividades curriculares complementares.
Durante a pauta de discussão, ainda houveram questionamentos acerca da definição dos princípios orientadores formulados nas ações do NDE, que surgiram a partir da preocupação dos docentes do curso durante o Seminário 2016.1, tais como: interdisciplinaridade; relação teoria-prática; adequação do curso ao contexto e aos estudantes; e prática como fundamento da formação.
Segundo o professor Antônio Cabral Neto, a reformulação ajudará no desenvolvimento do curso de Pedagogia, sobretudo no que diz respeito às práticas pedagógicas.
"É preciso pensar em uma estrutura curricular que apresente estratégias viáveis e objetivas durante os quatro anos do curso, para termos melhorias com relação a interdisciplinaridade e na articulação com a prática", explica.
Entre os encaminhamentos, ficou definido que os docentes dos departamentos de Fundamentos e Políticas da Educação e Práticas Educacionais e Currículo agendarão reuniões para apresentar propostas por áreas de conhecimento.