CICLO DE PALESTRAS DO LAHMED – 2022

01/09/2022

Entre os meses de setembro e outubro ocorrerá o Ciclo de Palestras do LAHMED. As palestras serão ministradas por membros da coordenação do Laboratório e professores da UFRN e outras instituições federais de ensino, convidados a partir da sua trajetória em atividades de ensino, pesquisa e orientação de pesquisa sobre os fundamentos da educação. Espera-se contribuir com a melhoria da formação docente (inicial e continuada) bem como com a atuação dos profissionais da educação seja nas escolas básicas seja no âmbito da pesquisa especializada. O evento destaca a importância e necessidade de maior e melhor articulação entre atividades de ensino, pesquisa e extensão em prol da melhoria dos processos de formação de professores e pesquisadores em Educação.  Todo o evento contará com carga horária de 20 horas. As palestras que integram o evento ocorrerão nas quintas-feiras, às 19h, no auditório do Centro de Educação. As inscrições seguem abertas via Sigaa.

(Quinta 19h)

PALESTRA 01

PALESTRA 02

08.09

A construção do ser humano por meio da Educação Formal

(Anna Gabriella de Souza Cordeiro)

História dos Intelectuais, ideias pedagógicas e modelos de educação

(Arthur Cassio de Oliveira Vieira)

15.09

Considerações sobre os fundamentos da Educação e a BNC-Formação (Resolução CNE/CP no. 2, de 20 de dezembro de 2019)

(Luciene Chaves Aquino)

Relato de experiência: A tessitura da tese: “Em nome da ordem e do progresso: a formação profissional no percurso da Escola de Aprendizes Artífices à Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (1909-1971)”

(Francisco Carlos Oliveira de Sousa)

22.09

Educação Profissional: cultura escolar e sujeitos educativos

(Rita Diana de Freitas Gurgel)

História da educação no Rio Grande do Norte: o discurso higienista para os grupos escolares (1908-1930)

(Hananiel de Souza Amorim)

29.09

Revista Pedagogium como objeto e fonte de pesquisa em história da educação

(Laís Paula de Medeiros C. Azevedo)

História da educação em bity

(Olívia de Moraes Medeiros Neta)

06.10

História e memória da educação popular: itinerários de pesquisa

(Fernanda Mayara Sales de Aquino)

Legislação como fonte de pesquisa para a história da educação

(Crislane Barbosa Azevedo)

13.10

Contando a história da educação no RN entre 1971 e 1996

(Nara Lidiana Silva Dias Carlos)

A experiência da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri como referência de educomunicação

(Francisca Carminha Monteiro Lima)

20.10

História da Educação e os usos das narrativas orais: refletindo sobre relações de autoridade compartilhada

(Aliny Dayany P. de M. Pranto)

As relações entre gênero, pobreza e educação

(Kilza Fernanda Viveiros)

27.10

A invenção dos homens: a construção das masculinidades nos livros didáticos de História

(Paulo Roberto Souto Maior)

A educação profissional para a mulher: o ensino doméstico na Europa e suas repercussões no Brasil (início do século XX)

(Francinaide de Lima Silva Nascimento)

É compromisso do LAHMED (Laboratório de História e Memória da Educação), do Centro de Educação, além do apoio e incentivo à pesquisa em história e memória da educação brasileira, especificamente, do Rio Grande do Norte, ofertar formação para as comunidades acadêmica e externa sobre os fundamentos da educação.

Discutir sobre os fundamentos da Educação e sua articulação com a formação e atuação docente é contribuir para a construção de instituições escolares eficazes e responsáveis, contextualizadas e éticas, preocupação dos que integram o Laboratório de História e Memória da Educação, do Centro de Educação da UFRN (LAHMED). O evento passa a integrar os compromissos do LAHMED com a qualificação docente por meio da promoção integrada de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Os participantes do evento terão a oportunidade de apropriarem-se dos fundamentos da Educação a partir de diferentes perspectivas, as quais decorrem dos diferentes objetos de pesquisa dos palestrantes.  Isso contribuirá tanto para a ampliação do repertório informativo dos participantes quanto para a sua reflexão e potencial decisão de iniciar ou aprofundar suas experiências formativas no âmbito da pesquisa acadêmica.