CICLO DE PALESTRAS DO LAHMED 2022
PROGRAMAÇÃO
DATA
(Quinta 19h) |
PALESTRA 01 |
PALESTRA 02
|
08.09 |
A construção do ser humano por meio da Educação Formal (Anna Gabriella de Souza Cordeiro) |
História dos Intelectuais, ideias pedagógicas e modelos de educação (Arthur Cassio de Oliveira Vieira) |
15.09 |
Considerações sobre os fundamentos da Educação e a BNC-Formação (Resolução CNE/CP no. 2, de 20 de dezembro de 2019) (Luciene Chaves Aquino) |
Relato de experiência: A tessitura da tese: “Em nome da ordem e do progresso: a formação profissional no percurso da Escola de Aprendizes Artífices à Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (1909-1971)” (Francisco Carlos Oliveira de Sousa) |
22.09 |
Educação Profissional: cultura escolar e sujeitos educativos (Rita Diana de Freitas Gurgel) |
História da educação no Rio Grande do Norte: o discurso higienista para os grupos escolares (1908-1930) (Hananiel de Souza Amorim) |
29.09 |
Revista Pedagogium como objeto e fonte de pesquisa em história da educação (Laís Paula de Medeiros C. Azevedo) |
História da educação em bity (Olívia de Moraes Medeiros Neta) |
06.10 |
História e memória da educação popular: itinerários de pesquisa (Fernanda Mayara Sales de Aquino) |
Legislação como fonte de pesquisa para a história da educação (Crislane Barbosa Azevedo) |
13.10 |
Contando a história da educação no RN entre 1971 e 1996 (Nara Lidiana Silva Dias Carlos) |
A experiência da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri como referência de educomunicação (Francisca Carminha Monteiro Lima) |
20.10 |
História da Educação e os usos das narrativas orais: refletindo sobre relações de autoridade compartilhada (Aliny Dayany P. de M. Pranto) |
As relações entre gênero, pobreza e educação (Kilza Fernanda Viveiros) |
27.10 |
A invenção dos homens: a construção das masculinidades nos livros didáticos de História (Paulo Roberto Souto Maior) |
A educação profissional para a mulher: o ensino doméstico na Europa e suas repercussões no Brasil (início do século XX) (Francinaide de Lima Silva Nascimento) |
É compromisso do LAHMED (Laboratório de História e Memória da Educação), do Centro de Educação, além do apoio e incentivo à pesquisa em história e memória da educação brasileira, especificamente, do Rio Grande do Norte, ofertar formação para as comunidades acadêmica e externa sobre os fundamentos da educação.
Discutir sobre os fundamentos da Educação e sua articulação com a formação e atuação docente é contribuir para a construção de instituições escolares eficazes e responsáveis, contextualizadas e éticas, preocupação dos que integram o Laboratório de História e Memória da Educação, do Centro de Educação da UFRN (LAHMED). O evento passa a integrar os compromissos do LAHMED com a qualificação docente por meio da promoção integrada de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Os participantes do evento terão a oportunidade de apropriarem-se dos fundamentos da Educação a partir de diferentes perspectivas, as quais decorrem dos diferentes objetos de pesquisa dos palestrantes. Isso contribuirá tanto para a ampliação do repertório informativo dos participantes quanto para a sua reflexão e potencial decisão de iniciar ou aprofundar suas experiências formativas no âmbito da pesquisa acadêmica.