Cerimônia de inauguração do bloco de aulas do Centro de Educação

28/06/2016
Momento de descerramento da placa (Fonte: LTE/CE)

A nova estrutura física do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CE/UFRN) foi inaugurada na tarde dessa quinta-feira (24). A cerimônia contou com a participação da Reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz e do vice-reitor, Professor José Daniel Diniz Melo, da Diretora do Centro de Educação, Professora Márcia Maria Gurgel Ribeiro, do vice-diretor, Professor Jefferson Fernandes Alves, além de autoridades convidadas, técnico-administrativos, professores e alunos.

A estudante de Pedagogia, Camila Barbosa dos Santos, representando o Centro Acadêmico Paulo Freire, iniciou os discursos e enfatizou a relevância dos novos espaços físicos do centro, em especial dos laboratórios de ensino-aprendizagem: "vai ser importante no sentido de que a gente vai conseguir aproximar mais essa relação teoria e prática, que é tão almejada no curso de Pedagogia".

Em sua fala, a diretora do Centro de Educação, Professora Márcia Maria Gurgel Ribeiro, fez um retrospecto histórico da criação do Centro de Educação, afirmando que estava condicionada à construção do espaço físico. Nesse sentido, enfatizou o número de inaugurações, cinco no total, ocorridas de 2011 a 2016: a primeira e segunda etapas do prédio administrativo, a ampliação do Núcleo de Educação da Infância, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas, o NEPSA 2 e, finalmente, o bloco de aulas. Sobre o último, afirmou: "esse bloco, tem como objetivo fortalecer a política de formação de professores, inicial e continuada, representando o esforço institucional para atender diretamente o curso de pedagogia e o Programa de pós-graduação em Educação, e, indiretamente, os 25 cursos de licenciatura presenciais e a distância. Atende ainda, a  política de formação continuada de professores para a educação básica, no fomento de ações destinadas aos professores da rede pública estadual e municipal, fortalecendo as articulações da universidade com a educação básica". Ao final, agradeceu a todos que colaboraram com o que considerou "um sonho realizado".

A reitora da UFRN, Professora Ângela Paiva Cruz, destacou que a obra tem recursos provenientes do Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Públicas Federais, REUNI, e afirmou " aqui nós vamos dar conta de muitas ações de qualificação das mais de vinte licenciaturas que nós temos e que tem uma ampla carga horária que é realizada e desenvolvida com o ensino, a pesquisa e a extensão no Centro de Educação".  A reitora enfatizou ainda que nos últimos treze anos houve a duplicação da oferta do número de vagas no ensino superior, bem como o crescimento significativo no número de doutores e mestres nos quadros das universidades federais brasileiras.

Ao final da cerimônia, os convidados participaram de uma festa junina, promovida pela equipe do Centro.

O novo bloco de aulas do Centro de Educação totaliza uma área construída de 2.808,04 metros quadrados e vai atender um total de 1.600 alunos, 133 docentes e 58 técnicos.