03/09/2015
3ª edição do Fórum das Licenciaturas discute Gestão Escolar e Tecnologias nos cursos de Licenciaturas da UFRN (Fonte: LTE/CE)

Na manhã desta quinta-feira (03), no auditório do Centro de Educação da UFRN, aconteceu a 3ª edição do Fórum das Licenciaturas. O tema desta edição foi ''Gestão Escolar e Tecnologias nos cursos de Licenciaturas''. Os palestrantes foram: a professora doutora Alda Castro e o professor doutor João Tadeu Weck.

O evento é uma realização do CE, por meio da Coordenação das Disciplinas Pedagógicas das Licenciaturas (COORDLICE), e presidido pelas professoras doutoras Crislane Azevedo e Soraneide Dantas, vinculadas ao Departamento de Práticas Educacionais e Currículo.

Na abertura, a professora Crislane Azevedo explicou como funciona a dinâmica do Fórum e a composição dos membros efetivos; ressaltou a realização dos Fóruns anteriores citando os temas anteriormente debatidos; e falou sobre a escolha dos temas, que remetem às discussões sobre as novas diretrizes para a formação dos profissionais do magistério.

Em seguida, a diretora do Centro de Educação, professora doutora Márcia Gurgel, falou sobre o contexto de mudança, citando inclusive as novas diretrizes curriculares, e apontou a importância do Fórum ''de trazer para o debate esses temas que estão sendo trazidos neste documento'', disse.

Após a abertura, a professora Alda Castro iniciou sua palestra sobre ''Gestão Escolar''. Sua apresentação abarcou e foi estruturada da seguinte maneira: conceito e funções da gestão educacional; diferentes tipos de gestão educacional; os marcos legais da Gestão Escolar na LDB nº 9.394/96 e a gestão democrática; a gestão gerencial e a atual política educacional.

A professora ressaltou, ainda, a importância do tema dizendo que ''dentro da estrutura escolar o gestor ocupa um papel importante e que se percebe a falta de formação dentro deste aspecto. O gestor desempenha uma série de atividades específicas que devem ser contempladas em sua formação''.

A palestra sobre ''Tecnologias nos cursos de Licenciaturas'' foi ministrada pelo professor João Tadeu Weck, que balizou sua explanação sobre o assunto focalizando na formação dos professores e as TIC's (Tecnologias da Informação e Comunicação).

O professor fez breve contextualização sobre a relação da sociedade atual com as TIC's e alertou que em contato com as linguagens das mídias eletrônicas o sujeito desenvolve hábitos e habilidades específicas. Em sua fala, o professor ainda dissertou sob o papel do educador em estimular os receptores a se colocarem também como produtores de conteúdo.

Uma das autoridades presentes foi a professora doutora Érika Gusmão dos Reis Andrade, pró-reitora adjunta de graduação, e participou das discussões.

Ao final do encontro, houve a proposição que o próximo Fórum deve contemplar a discussão sobre as diretrizes formativas da UFRN e estudar o possível adiantamento da próxima edição que está previsto para novembro, mas que possivelmente pode ser realizado em Outubro.