Seminário de Avaliação do PACTO Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Aconteceu na manhã de ontem (6), no auditório da Escola de Governo, o Seminário de Avaliação do 'PACTO Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio'. A solenidade de abertura teve início com o acolhimento musical da estudante Antônia Jácome na voz e violão, e em seguida, a apresentação de balé dos alunos da Escola Estadual Tristão de Barros (Currais Novos).
Após o momento cultural, os representantes das entidades parceiras foram convidados a compor a mesa. Estavam presentes o Subsecretário de Educação do RN, o professor Domingos Sávio, o Vice-diretor do Centro de Educação, professor doutor Jefferson Alves, o coordenador do PACTO no RN, professor Alexandre Aguiar, a Subcoordenadora de Ensino Médio, professora Rosângela Oliveira Silva, representando os gestores das DIREDS, o professor e diretor da 9ª DIRED Soriano Pereira, e a professora Paula Carmem Silva, representando os professores presentes no evento, além da estudante e deputada estadual do parlamento jovem brasileiro, Antônia Oliveira da 14ª DIRED.
Como forma de reconhecimento da importância dos atores envolvidos diretamente com o PACTO Nacional, a Subcoordenadoria de Ensino Médio e a Secretaria Estadual de Educação prestou homenagem aos 16 gestores das DIREDS e a todos os envolvidos com o trabalho no Rio Grande do Norte. ''É importante momentos como esse para avaliação e socialização dos programas que nós desenvolvemos. O Brasil está com a agenda da discussão da Base Nacional Comum, por isso peço que todos possam dar atenção ao debate. Nós temos condições e vamos lutar por uma educação de qualidade no Rio Grande do Norte'' falou o Secretário de Educação, Sr. Francisco das Chagas Fernandes após receber a comenda da Subcoordenadora de Ensino Médio.
O coordenador do PACTO Nacional, professor Alexandre Aguiar, falou sobre os desafios da coordenação do projeto, devido ao contexto em que se deu a implementação, e agradeceu a todos os envolvidos pelos momentos de discussões, concessões e construção coletiva. ''O PACTO tem uma proposta de formação que propõe/pretende criar uma nova cultura de estudo e planejamento nas escolas, tendo a escola como um enorme campo privilegiado de atuação por meio da metodologia reflexão/ação. O PACTO traz a proposta de levantar as questões da escola, do processo pedagógico, da relação professor/aluno como um grande conteúdo desse processo de formação''. O vice-diretor do Centro de Educação, professor Jefferson Alves citou a preocupação do coletivo, na instância acadêmica, com a formação da educação básica e disse fazer-se necessária a vinculação com as universidades. ''Os documentos que orientam a formação continuada apontam aspectos fundamentais que estamos aprendendo juntos: a articulação entre teoria e prática e a relação de interconhecimento. As universidades precisam aprender com a educação básica, e essas experiências são construídas tanto com o PNAIC como com o PACTO, estamos aqui para aprender juntos e desenvolver uma cultura de colaboração'', o professor também falou sobre a necessidade de dar visibilidade aos processos formativos e de problematização do ensino médio, nas políticas públicas, e da aposta da UFRN na continuidade do PACTO e da Base Nacional Comum Curricular.
O professor André Ferrer, participante da Comissão de Especialistas do MEC para elaboração inicial do documento da Base Nacional Comum (BNC), suscitou o debate acerca da importância de discutir a BNC, e de entender que o documento é preliminar ''Não devemos encarar o documento posto para consulta pública como o documento final, ele é 60% do que se espera que seja a BNC. Os outros 40% precisamos pactuar para construir coletivamente. O que vemos no site são os objetivos de aprendizagem, o currículo só vai ser efetivado quando as ações forem levadas a cabo nas escolas, no dia a dia, isso que vai produzir os currículos nas escolas''. O docente também explicou aos participantes como contribuir para a construção do documento por meio do site (http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/contribua-inicio). O professor ainda respondeu alguns questionamentos relacionados à discussão da BNC e falou sobre aprofundar a discussão dos currículos, para que eles sejam abrangentes e tenham flexibilidade.
Após o debate, a professora Ana Cristina abriu uma mesa onde os trabalhos foram apresentados e o debate sobre a Base Nacional Comum foi novamente retomado ''A BNC por si só não responde a todos os problemas da educação e da escola, o currículo vai se efetivar na escola, a Base são as orientações e um rumo para esse currículo, e a contribuição do PACTO é fundamental''.