Roda de conversa "Eu, professor, caçador de mim"

12/11/2015
Roda da conversa ''Eu, professor, caçador de mim'' (Fonte: LTE/CE)

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (11) no auditório do Centro de Educação, a roda de conversa ''Eu, professor, caçador de mim'' ministrada pelo Professor Dr. Marcos Pires Leodoro, pós-doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O evento promovido pelo 'Grupo de pesquisa Ensino de Ciências e Cultura' foi dividido em dois momentos, inicialmente, com a fala do professor convidado, que citou a crise do sistema escolar, tendo como consequência a falta de reconhecimento dos professores da sociedade contemporânea, e a busca por possíveis articulações que possam contribuir na formação inicial e continuada dos mesmos. Marcos Leodoro elencou também, a importância da reflexão acerca da docência que não se caracteriza somente pela pesquisa. ''Uma das grandes fontes dessas ideias, é o Paulo Freire, a ideia de uma política cultural para a formação docente. Formar professores é formar pessoas em uma perspectiva cultural, é formar o sujeito humano culturalmente e profissionalmente''.

O professor falou sobre a defesa do filósofo Giordano Bruno acerca do copernicanismo, e citou o livro ‘Os Heróicos Furores’, que fala sobre o amor ao conhecimento. ''A minha experiência com a formação de professores na universidade é a do oprimido. Nesse cenário, será possível pensar em uma formação pautada na ideia de reconhecimento? Uma ideia localizada, que vem de uma perspectiva da Coletividade x Individualidade. A nossa identidade é coletiva e não individual'', finalizou.

Após a explanação do professor Marcos Leodoro, os participantes puderam questionar e discutir acerca dos temas levantados.