PPGEd realiza aula inaugural do semestre letivo 2016.1
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEd) reuniu na manhã desta segunda-feira, 14, no auditório do Centro de Educação da UFRN, discentes e docentes para a aula inaugural do semestre letivo 2016.1. Na ocasião, aula serviu como um encontro de integração entre professores e alunos de mestrado e doutorado, no qual foi apresentado o programa do curso de pós-graduação do semestre que se inicia aos ingressantes.
O evento teve início com a fala da Professora Marta Maria Pernambuco, coordenadora do PPGEd, que em seu discurso ressaltou a importância do aprendizado que o programa de pós-graduação oferece ao aluno e alertou para o fato de que, atualmente, o pesquisador precisa conhecer outras línguas para auxiliar nos seus estudos. ''É muito importante que o aluno se interesse por uma língua estrangeira e faça o teste de proficiência. Escolha uma língua que, de fato, corresponda a linha de pesquisa trabalhada. Por exemplo, se está trabalhando com uma bibliografia de base francesa, faça um curso de francês'', destaca.
Em seguida, o Professor André Ferrer, vice-coordenador do PPGEd, complementou a fala da Professora Marta ao apresentar outros pontos do programa, tais como: o processo de reestruturação das disciplinas que compõe a estrutura curricular e a retomada de atividades culturais, bem como a importância do conselho discente, que é responsável por levar as demandas dos alunos ao colegiado e participando de todas as tomadas de decisões.
Por fim, o Prof. Dr. Jorge Falcão, pró-reitor adjunto da PROPESQ, ministrou a palestra intitulada ''Pesquisa na UFRN''. Em sua apresentação, o Professor Jorge Falcão fez uma breve contextualização sobre a pesquisa na contemporaneidade e a relevância da visibilidade na produção de pesquisa. Além disso, o professor apontou que a fragilidade estrutural do nosso país, sobretudo no que diz respeito ao desemprego e desigualdades, sejam elas econômicas, sociais e educacionais, são questões importantes e que demandam pesquisas. Pra finalizar, o pró-reitor citou nomes de grandes cientistas brasileiros que podem servir de inspiração aos alunos, como, por exemplo, Carlos Chagas, Oswaldo Cruz, Paulo Freire e Câmara Cascudo.