PPGEd promove mesa redonda sobre Currículo, Prática Pedagógica e BNCC

24/03/2016
Mesa debateu currículo, Prática pedagógica e BNCC (Fonte: LTE/CE)

O Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN (PPGEd) promoveu, na tarde desta terça-feira, 22, no auditório do Centro de Educação da UFRN, a mesa redonda "Currículo, Prática Pedagógica e BNCC". A mesa teve a participação da diretora do Centro de Educação, Professora Márcia Maria Gurgel Ribeiro, da professora convidada, Inês Barbosa de Oliveira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e da Professora Denise Maria de Carvalho Lopes, responsável por coordenar o debate.

Na ocasião, as professoras abordaram diversas questões relacionadas ao currículo, bem como à organização do trabalho escolar e aos conhecimentos escolares. Além disso, foi destacada a discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orientação oficial para a organização dos currículos nas escolas de todo o país.

A professora Inês Barbosa destacou em seu discurso a prática pedagógica desenvolvidas nas escolas e ressaltou a importância dos processos de aprendizagem que auxiliam na compreensão de mundo. "Nós aprendemos, cotidianamente, desde que nascemos até o último dia de vida. A ideia do aprender por toda a vida é perfeitamente contemplada pela realidade da nossa própria vida, pois aprendemos coisas que nos ensinam e coisas que não nos ensinam, coisas que circulam em nosso meio e coisas que vêm da nossa própria curiosidade, necessidade e interesse. Portanto, os processos de aprendizagem acontecem antes e depois da escolarização e nos ajudam a compreender melhor tudo em nossa volta", explica a professora da UERJ.

Em seguida, a professora convidada fez uma critica sobre a padronização curricular imposta pela BNCC, alertando que isso pode ampliar as desigualdades. "A padronização curricular não é uma solução, pois trata igualmente os desiguais e produz injustiças. É um processo altamente perigoso de ampliação das desigualdades, que supostamente se quer combater com a Base. Então, a pergunta que fica é: a quem interessa essa desigualdade travestida de igualdade?", afirmou, após mostrar em sua apresentação uma charge como exemplo metafórico de injustiça.

Em sua fala, a diretora do Centro de Educação e pesquisadora na área de currículo, professora Márcia Maria Gurgel Ribeiro, teve importante contribuição, apresentando os questionamentos mais atuais no que diz respeito às discussões sobre o currículo na educação básica. O evento é parte do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad), da CAPES, realizado entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).