Mesa-redonda dá início às atividades do Seminário de Avaliação e Planejamento

28/07/2015
Mesa-redonda dá início às atividades do Seminário de Avaliação e Planejamento (Fonte: LTE/CE)

O Seminário de Avaliação e Planejamento 2015.2 do Centro de Educação teve início na tarde de ontem com uma mesa-redonda composta pelos professores Marcos Antonio de Carvalho Lopes, Marisa Narciso Sampaio, Cristina Leandro de Paiva, Crislane Barbosa de Azevedo, Lucrécio Araújo de Sá Júnior e Ana Santana Souza. As novas diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica e suas implicações para o Centro de Educação, foi o tema do debate no auditório do CE.

As novas diretrizes buscam atingir uma visão geral da educação nacional, incorporando muitas das contribuições de outras diretrizes curriculares. A Coordenadora Pedagógica das Licenciaturas, Professora Crislane Azevedo citou a importância em articular o ensino superior e o sistema da educação básica de forma que os cursos de formação de professores adotem como medida orientadora o currículo escolar da educação básica e tomem por base as demandas dessas escolas. Também elencou a importância em conceber a formação como compromisso político, ético e social, defendendo os princípios de inclusão, de reconhecimento e valorização da diversidade como forma de combater toda forma de discriminação.

O coordenador do projeto LIFE, professor Marcos Antonio de Carvalho Lopes, falou sobre a necessidade do desenvolvimento de trabalhos coletivos como dinâmica político-pedagógica que requer planejamento sistemático e integrado, e do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), ''Eu vejo que os laboratórios estão em perfeita consonância com os princípios das diretrizes'', ressaltou. O Professor citou também a importância dos laboratórios em habilitar  professores e licenciandos para o uso das novas linguagens e tecnologias da informação e comunicação, bem como a concepção e produção de materiais didáticos interdisciplinares de apoio ao ensino e aprendizagem.

A coordenadora do curso de pedagogia presencial, Professora Marisa Sampaio, deu continuidade ao debate e reforçou que as diretrizes representam uma nova oportunidade e desafio para que a ação docente possa se basear em dimensões variadas, visando o uso de diferentes linguagens para ampliação de mundo e para a formação cultural dos licenciandos. Levantou a questão da nova divisão da carga horária e da organização curricular, ''para além das disciplinas, as novas diretrizes nos desafiam a pensar esse currículo com seminários, oficinas, grupos de trabalhos, atividades de extensão''. Destacou ainda que o curso de pedagogia conta com uma disciplina do terceiro período já ministrada através de parceria entre dois professores.

Após o discurso dos docentes que compuseram a mesa, ocorreu um debate entre os participantes do seminário. Na tarde de hoje, as discussões terão continuidade no auditório do CE com a apresentação, discussão e encaminhamentos sobre as sínteses dos grupos de trabalho que se reúnem durante a manhã para debater e planejar os componentes curriculares das áreas e modalidades dos departamentos.