Curso de Pedagogia: avaliações e perspectivas

02/02/2016
Curso de Pedagogia: avaliações e perspectivas (Fonte: LTE/CE)

As atividades do Seminário de Avaliação e Planejamento 2016.1 tiveram continuidade na manhã desta terça-feira (2) com a mesa "Curso de Pedagogia: avaliações e perspectivas'', coordenada pela professora Cynara Ribeiro e com a participação do professor membro do Núcleo Docente Estruturante, André Ferrer.

Os professores expositores falaram sobre os cursos de pedagogia presencial e a distância. Os representantes do curso de pedagogia na modalidade EAD, professores Maria Cristina Leandro de Paiva e Flávio Boleiz, coordenadora e vice coordenador, explanaram as conquistas realizadas do ano de 2012 até o período atual, e os desafios que ainda estão por vir. Alguns temas debatidos foram a carga horária do curso, a dependência da Universidade Aberta do Brasil, o financiamento, que está reduzido devido aos cortes de gastos, a ampliação da participação dos alunos como bolsistas e orientação de trabalhos de conclusão de curso. ''Não temos previsão para entrada de alunos no segundo semestre, os cortes são grandes, tivemos uma redução de trinta tutores. O curso está em um momento difícil, precisamos acreditar e apostar na educação a distância'' finalizou o professor Flávio.

A professora Marisa Sampaio, coordenadora do curso de pedagogia presencial, fez uma síntese das discussões para a reformulação do Projeto Político Pedagógico em relação à estrutura do curso, problemas e propostas. Utilizou também uma planilha com as opiniões dos docentes, levantamento feito na tarde de ontem, acerca da situação real e aquela que é considerada ideal para o curso presencial. Após as explanações, os docentes participantes puderam fazer comentários e tirar dúvidas acerca das informações expostas.