Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial – PPGEESP/UFRN

14/12/2022
Aula Inaugura PPGEESP/UFRN

O Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEEsp), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza no dia 15 de dezembro de 2022 a aula inaugural da turma 2022 com o tema "Inclusão e acessibilidade comunicacional". O momento será conduzido pela coordenadora do programa, professora Flávia Roldan Viana, às 19h no auditório central do Centro de Educação da Universidade. O programa recebeu 90 inscrições para o processo seletivo de 2022 do mestrado. A seleção aconteceu a partir de análise de documentos, projeto de pesquisa e entrevista. Foram aprovados 8 candidatos/as para a linha EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA ASSISTIVA, ACESSIBILIDADE E CULTURA e 11 candidatos/as para a linha PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL.

O evento iniciará às 19h00 com a apresentação da Cia. da Dança Sobre Rodas. O coreógrafo Alexsandro Diogo dos Santos conduzirá a apresentação dos bailarinos Marciana Teixeira de Souza e Lindemberg Carvalho da Silva em dois números do mais recente espetáculo da Cia. Da Dança Sobre Rodas intitulado "Somos Todos Um". Logo após acontecerá a exibição do documentário "Dança Nossa de Cada Dia: Acessibilidade e Inclusão nas Artes", produzido pelo grupo cearense Bandeira das Artes, com roteiro, direção e produção de Klístenes Bastos Braga, que estará conosco em uma roda de conversa.

Além da apresentação, haverá no final, uma Roda de Conversa com a equipe do filme sobre os caminhos para a ampliação da cidadania cultural através das artes.

O novo documentário do grupo aborda a acessibilidade voltada tanto para os artistas, como para os públicos com deficiências. Imagens de bastidores e depoimentos de profissionais estão no filme produzido durante a realização do projeto “Dança: Arte que Transforma Vidas”, da Associação Elos da Vida, que há mais de 20 anos colabora com a inclusão de pessoas com deficiências através da arte. O referido espetáculo estreou em junho deste ano, com 24 bailarinas e bailarinos com deficiências em cena, e foi a inspiração para a produção do documentário.

Todos os processos inseridos na plataforma de acessibilidade do filme têm a consultoria de profissionais com deficiência que atuam na área de Tradução Audiovisual Acessível (TAVa).

Pesquisadores(as) do Grupo LEAD da UECE assinam a parceria de desenvolvimento da plataforma de acessibilidade do filme, assim como profissionais do NAAI da UECE e colaboradores(as) da UFC.

Em seguida contaremos com a palestra da professora Dra. Vera Lúcia Santiago Araújo (UECE), líder do grupo de pesquisa LEAD da UECE.

Imagem em anexo:

#DescreviPraVocê Cards digitais quadrados de divulgação da Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial – PPGEESP da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, que acontecerá no dia 15 de dezembro de 2022, às 19h, no Auditório do Centro de Educação da UFRN.

O card Banner digital retangular vertical de divulgação da exibição do filme Dança Nossa de Cada Dia: Acessibilidade e Inclusão nas Artes, em Natal-RN, no dia 15 de dezembro de 2022, às 19h, no Auditório do Centro de Educação da UFRN. Fotografia em cores de um homem visto de costas, à direita. Veem-se parte do lado esquerdo do seu rosto e seu ombro esquerdo. Ele usa microfone headset e óculos e olha na direção de um palco iluminado, em que se destaca uma intensa luz amarela. Na parte superior da peça, está escrito: Roteiro, Direção e Produção - Klístenes Braga; Direção de Fotografia - Tim Oliveira; Captação de Imagem e Som - Leandro Stigliano, Rômulo Santos e Tim Oliveira; Edição e Montagem - Tim Oliveira; Arte Gráfica - Tim Oliveira; Acessibilidade - Grupo LEAD / UECE. Na sequência, no centro do banner, há o título do filme em letras amarelas e brancas. Abaixo do título lê-se: Um filme Bandeira das Artes. Em seguida, leem-se as informações sobre data, horário e local. Na parte inferior, à esquerda, há os logotipos dos parceiros: Grupo LEAD, NAAI e Universidade Estadual do Ceará.

Anexo: banner_lançamento_vídeo_stories_1080x1920px.jpg