Atividades do segundo dia do ENAPPE 2016

29/04/2016
Segundo dia de atividades do ENAPPE 2016

As atividades do II ENAPPE tiveram continuidade na tarde de ontem com os simpósios temáticos, mesas redondas e a conferência do Prof. Dr. Nelson de Luca Pretto, que aconteceu no Auditório da Reitoria.

A palestra teve como tema ''Educação, Tecnologias e Formação de Professores''. O Prof. Nelson falou da educação vista como mercadoria, e a necessidade de criar e produzir, e não somente consumir e reproduzir. ''A educação passa a ser apenas um serviço. Precisamos compreender a educação enquanto direito público do cidadão, que tem como premissa básica a ideia de formação da cidadania, a formação do cidadão, que é para além do consumidor'', comentou.

O palestrante convidado também falou sobre o conceito da escola broadcasting, e da importância de não permitir o engessamento das práticas curriculares, ''precisamos mudar o foco da educação, a educação não pode ser uma máquina de transformar o outro no eu, o diferente no igual''. Além disso, citou as tecnologias, e deu como exemplo a escassez de informações que existia antes, e a abundância e nuvens de conexões que existem nos dias atuais. ''Use todas as redes, não somente uma, para que a informação possa circular'', alertou ao fazer referência às redes privadas como Facebook e Google; e falou da importância de qualificar as redes, torná-las horizontalizadas, avisando aos participantes que qualificar é absolutamente fundamental, pois estamos acostumados a compreender a rede como uma rede das ‘velhas mídias’, onde o conteúdo é produzido de forma centralizada. ''Nós precisamos de redes com os ‘nós fortalecidos’, e é por isso que o currículo se faz na escola, e é por isso que precisamos fortalecer os professores e os jovens, e isso é intensificado a partir das tecnologias''. O professor falou também sobre os desafios das políticas públicas, internet banda larga, inclusão digital, e o uso pleno da internet. 

Após a conferência, à convite do Prof. Dr. Jefferson Alves, o grupo Siga Arte da UFRN, do Núcleo de Arte e Cultura, apresentou canções ao público presente e distribuiu panfletos com poemas. Em seguida, os participantes foram convidados a participar do lançamento de livros no hall em frente ao auditório da reitoria.