As Novas Diretrizes Curriculares para os cursos de licenciatura: implicações e desafios para o Centro de Educação
Os professores Walter Pinheiro Barbosa Junior (DFPE), Gilberto Ferreira Costa (DPEC) e Crislane Barbosa de Azevedo (COORDLICE) participaram na tarde de hoje (2) da mesa “As Novas Diretrizes Curriculares para os cursos de licenciatura: implicações e desafios para o Centro de Educação”. O debate foi coordenado pelo professor Alexandre Aguiar.
A professora Crislane Barbosa explanou sobre o tema "A Universidade como locus da formação dos profissionais de educação", a docente citou também a necessidade de que os cursos de licenciatura da UFRN contemplem discussões e ações voltadas para qualificação de seus licenciandos. Nesse sentido, foram realizados cinco fóruns de licenciatura, que tiveram início anterior à aprovação da versão final do texto das novas diretrizes, e todos eles giraram em torno das discussões e proposições a respeito da formação de professores. A professora também falou sobre os desafios da continuidade do processo, "o conselho pedagógico das licenciaturas é composto pelos professores do Centro de Educação com assento nos colegiados do curso, e consideramos que a participação desses professores junto aos colegiados é a condição primeira para que possamos dar mais fôlego aos fóruns".
O chefe do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, professor Gilberto Costa, falou sobre o perfil atual do departamento, suas perspectivas e desafios. Apresentou também relatórios referentes à qualificação docente, perspectiva de inserção de novos docentes, ações de extensão e pesquisa e sistemática de organização das plenárias. "O DFPE não se constitui sozinho, pensar o departamento na sua organização e estrutura é importante, e é isso que temos feito nas duas gestões, por isso avançamos na busca de interdisciplinaridade entre as áreas por meio de uma prática de planejamento coletivo", finalizou o professor.
O professor Walter Barbosa, chefe do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, discorreu sobre o quadro docente atual do DFPE, a oferta de componentes curriculares nos cursos presencial e a distância, também sobre os desafios das Diretrizes Nacionais Curriculares postas para o DFPE na formação inicial e continuada, dentro de uma configuração em que os fundamentos não são prioridades. O docente também falou sobre outros desafios, como o aumento da carga horária de 400 horas que serão adicionadas às licenciaturas, e a participação efetiva nos colegiados de curso e a definição de áreas a se priorizar.