Abertura do I Seminário Nordeste de Estudos Culturais e Educação - SNECE

Teve início na manhã dessa segunda-feira, 28 de abril, o I Seminário Nordeste de Estudos Culturais e Educação, SNECE, no auditório da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O Seminário é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Rede de Estudos Culturais em Educação do nordeste – RECENE (Composta por pesquisadoras e pesquisadores das universidades federais da região: UFRN, UFPE, UFPB, UFAL, UFS, UFRPE, UFBA, UFCA e UFMA).
Tem por objetivo promover um espaço de cooperação científico-acadêmica e de diálogo interdisciplinar entre programas de pós-graduação, pesquisadores/as, professores/as da Educação Básica e Superior, mestrandos/as, doutorandos/as e licenciandos/as, visando fortalecer as redes de colaboração regionais, nacionais e internacionais no campo dos Estudos Culturais em Educação (ECE), viabilizando o debate, as trocas teóricas, metodológicas e de práticas educacionais, além de incentivar a produção científica.
A abertura contou com uma apresentação cultural do Duo V&T, composto pelos professores Zilmar Rodrigues e Gilvando Silva, professores da Escola de Música da UFRN, com a participação de Milane Santana. Após a apresentação, foram convidados a compor a mesa o Prof. Rubens Maribondo - Pró-reitor de Pós-Graduação, representando o Reitor da UFRN (Prof. José Daniel Diniz Melo); a Profa. Cynara Teixeira Ribeiro - Diretora do Centro de Educação da UFRN; a Profa. Patrícia Ignácio, Coordenadora Geral do I SNECE; a Profa. Erika dos Reis Gusmão Andrade - Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd; a Profa. Márcia Gorette Lima da Silva - Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM; e a Profa. Mariangela Momo Vice-coorsenadora Geral do I SNECE..
A Profa. Mariangela mediou a Conferência de abertura, intitulada “Estudos Culturais e Estudos Decoloniais: uma cartografia” sob a condução da Profa. Dra. Maria Manuel Rocha Teixeira Baptista (Universidade de Aveiro – UA – Portugal).
O evento contou com a participação de diversos estudantes, professores e secretários de diversas instituições. Para Danilo Oliveira, professor da Universidade Federal do Maranhão e membro da RECENE, uma das inspirações para criação e presença no evento foi a falta de articulação que até então tinha entre os pesquisadores e pesquisadoras sobre estudos culturais no Nordeste, então o seminário pode dar visibilidade aos trabalhos que estão sendo feitos e fortalecer os vínculos entre a comunidade acadêmica.
Já para Karina de Oliveira, professora de artes da rede pública de ensino, essa foi a oportunidade de submeter um artigo, o qual foi aprovado, esse é um momento de retorno à universidade para aprender um pouco mais sobre estudos culturais, além de apresentar em um dos GTs, onde pode ter seu trabalho compartilhado e reconhecido, para criar discussões.