• icone conteudo
  • icone contraste
  • icone contraste

O Curso de Pedagogia da UFRN, reconhecido desde abril de 1976, é uma licenciatura que visa formar o Pedagogo, isto é, o profissional do processo educativo que tem na docência a base de sua identidade profissional. Nessa perspectiva, busca-se possibilitar:


a) uma “sólida formação geral que se alicerça na compreensão das ciências que tratam da educação nas suas relações com o contexto e a partir das quais se busca referências metodológicas para o ensino nas séries iniciais do então Primeiro Grau”, hoje Ensino Fundamental, e de disciplinas pedagógicas no então Segundo Grau e hoje Ensino Médio;
b) “uma concentração de estudos através do agrupamento de disciplinas complementares em Núcleos Temáticos que reúnem estudos específcos em áreas de atuação profissional: Arte e Literatura; Coordenação Pedagógica; Educação de Jovens e Adultos; Educação Especial; Educação Infantil; Tecnologia Educacional”. (Currículo do Curso de Pedagogia, 1994, p. 6).


Portanto, a partir de uma base formativa ampla acerca da educação e da atuação pedagógica na Educação Básica, o aluno pode, segundo sua opção por uma área mais específica de atuação, aprofundar estudos nesse âmbito através de disciplinas complementares.
Além disso, o currículo visa orientar o aluno ao prosseguimento de seus estudos ao nível de pós-graduação, visto que pode consolidar suas aprendizagens através de uma investigação sistemática na forma de um trabalho monográfico orientado que se constitui como exigência para conclusão do curso.

Assim, o atual curso está organizado da seguinte forma: Núcleo Comum (disciplinas obrigatórias) – 11 voltadas aos Fundamentos da Educação, 07 voltadas à Prática Pedagógica na Escola e à Pesquisa Educacional e 17 voltadas às Teorias e Métodos para o Ensino. Além dessas, há o grupo de disciplinas dos Núcleos Temáticos, com disciplinas complementares específicas a serem escolhidas pelo aluno. Cada núcleo tem entre quatro e sete disciplinas. Complementando a formação, há  Disciplinas Complementares Comuns todas voltadas para sistematizações de estudos e à pesquisa (iniciação científica). Esse conjunto de disciplinas soma um total de 2.840 horas a serem cumpridas em um período mínimo de quatro anos e meio e máximo de sete anos. Semestralmente, o curso oferta em torno de 50 disciplinas.


Atualmente, o Curso de Pedagogia da UFRN tem 1142 alunos matriculados. Desses, 800 estão cursando regularmente, sendo 399 no turno vespertino e 401 no turno noturno. A cada semestre, entre sessenta e oitenta alunos concluem o curso, ingressando em atividades predominantemente na área de educação.

 

O perfil do pedagogo

Campos de conhecimento e componentes curriculares