• icone conteudo
  • icone contraste
  • icone contraste

O curso de Pedagogia à distância nasceu a partir das demandas dos municípios, demonstradas através da Plataforma Paulo Freire e do Plano de Ações Articuladas – PARFOR/MEC, que demonstrou a carência de formação inicial de professores, tendo em vista a inclusão da educação infantil no FUNDEB e a recente obrigatoriedade atribuída ao atendimento das crianças de 4 e 5 anos, além da expansão do ensino fundamental para 9 anos. Esses fatos geraram a necessidade de qualificar educadores para exercerem uma prática pedagógica comprometida com os ideais de uma sociedade inclusiva, justa e solidária.

Para UFRN foi esta realidade que indicou a direção a ser tomada, no sentido de realizar o curso de Pedagogia a distância, que forme e qualifique professores que não possuam tal titulação. No momento em que atingimos níveis bastante elevados de desenvolvimento tecnológico, devemos capitalizá-los para a educação, melhorando o perfil acima apresentado no que tange à formação dos educadores, e conseqüentemente, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e cultural do país.

Neste sentido o curso tem como objetivo geral habilitar professores, por meio do curso superior, para o exercício da docência em Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e para atividades de coordenação e assessoramento pedagógico em escolas, instituições do sistema educacional e projetos educativos em espaços não escolares.

O Curso de Licenciatura em Pedagogia em sua modalidade EaD tem uma carga horária total de 3200 horas ( Resolução CNE/CP 01/2006). Essa carga horária será cumprida em um período de quatro anos, distribuídas em 08 semestres, de acordo com uma estrutura curricular que articula atividades teóricas e práticas.

 

O perfil do pedagogo

Estrutura Curricular

 

Para mais informações, visite o site da

.