10/08/2017

O Centro de Educação e o Núcleo de Educação da Infância (NEI), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com o Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Departamento de Artes da Universidade Federal do Piauí, promovem o “Encontro Noêmia Varela, 100 anos de Arte/Educação: diálogos entre Arte, Educação e Infância” que acontece nos dias 04 e 05 de setembro.

Para viabilizar diálogos em arte, educação e infância, o evento é destinado para professores e da rede estadual e municipal, estudantes de Pedagogia e pesquisadores em arte/educação, bem como, alunos e professores do curso de aperfeiçoamento em Artes Visuais. Tem como local de encontro o auditório do Centro de Educação, conforme programação.

Com vagas limitadas para 250 pessoas, a ocasião tem como objetivo divulgar a contribuição de Noêmia Varela para a arte e educação brasileira. Pretende-se, ainda, abordar os eixos temáticos constitutivos das práticas educativas noeminianas: arte/educação, educação especial e infância. Além disso, refletir sobre os desafios e possibilidades da arte na educação contemporânea das infâncias.

O evento assumido no contexto da UFRN centra-se no compartilhamento de saberes que orbitam, preferencialmente, em torno das infâncias em decorrência das ações curriculares nas áreas do ensino-aprendizagem e da formação continuada, desenvolvidas pelo NEI/Cap, tendo como referência a Arte/Educação. Esse enfoque também está associado às ações formativas desenvolvidas pelo Grupo de Artes do Laboratório de Ensino-Aprendizagem (LEA) do Centro de Educação/UFRN, o qual procura estabelecer interlocuções com professores e alunos dos campos das linguagens artísticas, em favor da Arte como componente curricular e sua manifestação em contextos escolares e não escolares.

A inscrição acontece de 15 de julho a 04 de setembro e é feita através do formulário eletrônico disponível no link (goo.gl/pY2N4t). Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo telefone: (84) 3342.2279 e e-mail (coordpesquisaextensaonei@gmail.com).

| Saiba mais sobre Noêmia Varela

Criadora da Escolinha de Arte do Recife e posteriormente diretora técnica da Escolinha de Arte do Brasil, através dos Cursos Intensivos de Arte Educação que organizava no Rio, foi a grande influenciadora do Ensino da Arte em direção ao desenvolvimento da Criatividade, que caracterizou o Modernismo em Arte Educação.

04 de setembro – 8h às 18h

MANHÃ

8h às 9h – Credenciamento

9h - Abertura com apresentação cultural – Conexão Felipe Camarão

9:30 min – Entrega da Comenda Noemia Varela a Arte/Educadores homenageados

10h às 11:30min.- Mesa Redonda Noemia Varela: da tradição à contemporaneidade da arte/educação

Profa. Esp. Sandra Maria Nogueira Cruz – Representante do Grupo João de Barro – Teresina/PI

Prof. Dr. Everson Melquíades de Araújo – Escolinha de Artes do Recife – CE/UFPE

Coordenação: Prof. Dr. Jefferson Fernandes Alves – CE/UFRN

TARDE

14h - Palestra: Arte/Educação e infância – Profa. Dra. Analice Dutra Pillar – FACED/ UFRGS

Coordenação: Profa. Dra. Gilvânia Maurício Dias de Pontes – NEI/CAp/UFRN.

16h - Contextos educacionais inclusivos para a infância e a arte: NEI/CAP e Escolinha de Artes de Recife

Prof. Dr. Everson Melquíades de Araújo - Escolinha de Artes de Recife

Profa Ms. Gilka Silva Pimentel – NEI/CAp/UFRN

Coordenação: Prof. Ms. Elaine Santana – NEI/CAp/UFRN

05 de setembro – 09h às 18h

MANHÃ

Oficinas: práticas noeminianas

1 - Desenho para alunos com e sem deficiência visual - Rivaldo Bevenuto (;

2 - Leitura acessível em contexto escolar - Elaine Santana de Oliveira;

3 - Arte e infância (criança pequena) - Uiliete Márcia de Mendonça e Esthephania Maia Batalha;

4 - Mediação cultural com crianças - Everson Melquíades;

5 - Arte e infância (anos iniciais do Ensino Fundamental) – Adeilza Gomes da Silva Bezerra e Márcia Betânia.

6 – Estimulando o potencial criativo - Sandra Maria Nogueira Cruz.

TARDE

14h - Palestra: Leitura do audiovisual no contexto escolar