01/06/2017

Reunião para discutir a Reformulação do Projeto do Curso de Pedagogia presencial da UFRN

Aconteceu ontem, 31 de Maio, a reunião para discutir a Reformulação do Projeto do Curso de Pedagogia presencial da UFRN. No ocasião estiveram presentes a Diretora do Centro de Educação Profª Drª Márcia Maria Gurgel Ribeiro, o Vice-Diretor Profº Drº Jefferson Fernandes Alves, além de Secretários, Gestores e Chefias de Departamentos.

A proposta foi construída através de reuniões com docentes e discentes ao longo de todo o ano de 2016 e início de 2017, de pesquisas dos currículos de universidades brasileiras e de análises de pesquisa de egressos no curso. Foi formada, também, por meio de conversas com a Pró-Reitoria de Graduação da UFRN para verificar as possibilidades de mudanças no currículo com base no Regulamento da Graduação.

Os principais pontos orientadores da proposta são a interdisciplinaridade, a relação teoria-prática, a prática com fundamento da formação e a adequação do curso ao contexto e aos estudantes. Com base nisso, se pretende incorporar o perfil do egresso que seja um profissional responsável pela docência, capaz de compreender e organizar os processos de ensino e da aprendizagem dos seres humanos e, além disso, entender que a ação educativa é sempre política.

A reformulação foi provocada por exigências contidas no  Regulamento Interno da UFRN (NOV-2013), no Plano Nacional de Educação (JUN-2014), nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Formação de Professores (JUN-2015) e na Avaliação do NDE dos docentes e discentes do curso.

A mudança da grade curricular vai promover uma maior interação entre os cursos de licenciatura e o de Pedagogia, de modo a articular os conhecimentos e desenvolver um processo educativo mais amplo que atenda as demandas da sociedade em seu contexto.