20/04/2017

O Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia Presencial (PPC) está em fase de reformulação, visando ao atendimento de exigências das novas Diretrizes Curriculares Nacionais de Formação de Professores - DCN/2015 e do Regulamento de Cursos Regulares de Graduação da UFRN de 2013, além de solicitações dos próprios docentes e discentes para atualização do curso.

A carga horária foi a primeira necessidade identificada para regularizar o curso, visto que o PPC precisa, obrigatoriamente, especificar 400h de Práticas como Componentes Curriculares, aumentar a oferta de componentes optativos para 495 horas, das quais o aluno deve cursar 330 (10% da carga horária total) e aumentar para 200h as atividades curriculares complementares. Esse ajuste na carga horária deve ser, preferencialmente, sem alterar a carga horária total do curso. Apesar desse foco inicial, optou-se por não fazer somente uma adequação na carga horária, e sim uma reformulação no PPC.

A proposta está sendo elaborada pelo Núcleo Docente Estruturante - NDE, grupo formado por representantes de docentes e de discentes, com atribuições acadêmicas de acompanhamento e contínua atualização do projeto pedagógico do curso. Foi estruturada a partir de quatro princípios orientadores: Interdisciplinaridade; Relação teoria-prática; Prática como fundamento da formação; e Adequação do curso ao contexto e aos estudantes.

Os princípios surgiram como preocupações dos docentes do curso no Seminário 2016.1, mas estão presentes também nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Pedagogia de 2006 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Formação de Professores 2015.

Para se chegar ao ponto em que está, ao longo de 2016 o NDE fez pesquisas em currículos de outras universidades, conversou com a Prograd sobre as possibilidades de estruturação dos componentes curriculares, conversou com os professores das diversas áreas dos departamentos do CE, DPEC e DFPE, e ouviu sugestões de todas as turmas em andamento no curso de Pedagogia Presencial.

Como resultado de um processo coletivo de construção, o progresso da proposta foi marcado por reuniões de discussão das ideias e apresentação de sugestões pelos professores. Desde 2016, foram realizadas cinco reuniões em que todo o corpo docente do CE foi convidado, sendo que a mais recente ocorreu nesse último mês de março. As próximas etapas do trabalho serão a apresentação e discussão da proposta com os estudantes e com representantes das redes públicas.

O NDE trabalha com a expectativa de ter a proposta concluída para aprovação no Seminário de Avaliação e Planejamento 2017.2 em julho, de tal maneira que possa ser implantado para os ingressantes de 2018.1.

Conheça a proposta com o NDE e participe!